Fiat 147 – O patinho feio dos carros da década, foi de certa forma um carro que dividiu opiniões, rejeitado por alguns ser considerado um carro de baixo rendimento (fraco), além de ser um carro pequeno e querido por outros que alegam que nuca tiveram problemas com este ‘carrão’ pequeno, teve origem no modelo Fiat 127 de 1971.
Panorama – O modelo Panorama era a Van do 147, a idéi da Fiat foi mostrar que o pequeno notável também podia adaptar-se e oferecer conforto para a família em suas viagens.
Fiorino – Esta versão era a Pick-up do Fiat 147, provando que o pequeno também podia transportar carga, outros modelo de destaque da Fiat no início da década de 80 foi o modelo Oggi que nãoteve muito destaque.
Fiat Uno – O Uno tem uma história mais glamourosa, teve seu nascimento mundial numa apresentação no Cabo Canaveral precisamente em 20 de janeiro de 1983, a idéia da Fiat foi promover um carro internacional que pudesse substituir todos os seus modelos anteriores (Fiat 127, 143, etc.)
Fusca – Modelo sedan da Volkswagen tornou-se extremamente popular no Brasil e porque não dizer no mundo, imortalizado até no cinema, este carrinho bom de briga teve sua origem nos anos 30 desenvolvido por um engenheiro em sua própria garagem, este carrinho atravessou as décadas de forma sólida e nos anos 80, 5 entre 10 famílias tinham um fusca em sua garagem por ser tão confiável quanto um cão fiel.
Brasília – A Brasília foi talvez o concorrente mais forte do líder Fusca também nos anos 80, apesar de serem da mesma marca dividiam a opinião e o gosto de muitos que apreciavam esses carros ‘baratos porém robustos’, a diferença a favor da Brasília era o espaço interno, critério no qual o fusca perdia feio.
Monza – O monza foi um dos carros quase perfeitos lançado nos anos 80, perfeito para trabalhar, perfeito para passear com a família, perfeito para diretores e executivos de empresas, não é a toa que roda até hoje, em 1988 já tinha vendido 430 mil unidades, prova mais que concreta do seu alto desempenho, o Monza teve como inspiração inicial o modelo do Chevette, porém a proposta era de apresentar um carro maior e melhorado, proposta essa que foi alcançada com sucesso.
Kadett - O Kadett é um carro com uma longa história, apesar de ter sido lançado no Brasil somente em 1989 numa versão bastante moderna e arrojad apara a época, este guerreiro teve sua origem em 1936, através de um modelo de meio porte que ganhou um nome de uso militar – Kadett 11234 – era um pequeno carro de duas portas de fabricação alemã; o Kadett atravessou décadas até desembarcar em terras tupiniquins, ganhou destaque em nosso mercado pelo design arrojado e motor potente, no Brasil o kadett assumiu um aspecto de carro genuinamente lançado nos 80.
Opala Diplomata e Comodoro – Estes dois modelos de um mesmo carro podemser considerados como pesos pesados entre os carros genuinamente nacionais – o modelo Comodoro é mais antigo, lançado ainda na década de 70 para substitiuir o Opala Gran Luxo, porém o modelo Diplomata veio ao mercado em 1980 – o Opala foi um carro de destaque em corridas de Stock Car na década de 80, tal era a potência de seu motor, isso porque o modelo com motor de 4.1 litros, só chegou ao mercado em 1990, porém já fazia frente a carros com esse motor nas provas onde participava incluindo provas de Mil milhas.
Gol (incluindo CL e versão GTI primeiro com injeção eletrônica produzido no Brasil) – O Gol é absolutamente um carro genuíno dos anos, e talvez o maior fenômeno de vendas e preferência, chegou ao Brasil em 1980 em versões básicas, seu nome foi inspirado em uma paixão nacional – o futebol – na época seu desenho era atual e agradável, mas não foi um estouro de vendas imediato devido a pequenas falhas técnicas, porém isso logo foi sanado e em 1981 o carro já apresentava versões mais aperfeiçoadas S e LS. Logo em 1984 é lançado no mercado o Gol GT com motor de 1.8 litros a álcool, em 1988 porém viria o modelo mais revolucionário do Gol em terras nacionais, o modelo Gol GTI com motor 2.0, foi o primeiro carro com injeção eletrônica lançado em nosso pais, este novo modelo esbanjava desempenho pois a resposta na aceleração era surpreendente, o modelo Gol GTi reinou até meados dos anos 90.
Parati – O modelo Parati foi baseado no modelo Gol BX, e como o Gol agradou em cheio ao gosto do brasileiro, que podia contar com uma versão SW do tão afamado Gol, chegou ao mercado inicialmente com um motor 1.0, que após desconfianças técnicas provou que podia ser capaz de encarar o desafio e continuar rodando, prova mais que absoluta é a presença deste campeão nas ruas até os dias atuais.
Farus Beta Cabriolet 1986 - Fabricado pela Embrapi (MG), design e chassis inspirados no Lotus Spirit dos meados da década de 70, este Roadster com chassis em duplo “Y” próprio, teve apenas 200 unidades Cabriolet fabricadas (sob encomenda). Os modelos de linha eram fechados.
Variant - Por mais incrível que possa parecer a Variant foi um modelo apresentado em 1961, inspirado nada mais nada menos que...no fusca! É isso mesmo, acredite se quiser, a fabrica alemã VW decidiu não acomodar-se com as conquistas derivadas do fusca e bombardeou o mercado com mais alguns modelos...
TL –O TL foilançado no Brasil em 1970,basicamente era um modelo baseado no VW 1600 (também conhecido como ‘Zé do Caixão’, é mole?) assim como na perua Variant. Foram produzidos somente dois modelos da TL, com quatro e com duas portas, pode considerar-se como sendo um carro muito raro hoje em dia, visto talvez em mãos de colecionadores.
Maverick – Poderíamos escrever dezenas de linhas para homenagear este veículo único; mas como muitos já o conhecem talvez não seja necessário. O Ford Maverick foi lançado numa tentativa heróica de conter as vendas avassaladoras do fusca, e foi considerado no início como um veículo ‘anti-fusca’, além da dura tarefa, tinha que fazer frente também aos modelos europeus e japoneses que invadiam o mercado americano. Foi lançado nos EUA em 1969, com aparência inspirada no Ford Mustang, sua proposta inicial era de apresentar um carro competitivo com manutenção barata, além de apresentar características de praticidade, economia e modernidade.
Landau – Outro ‘carrão’ da Ford, lançado em 1976, era praticamente uma renovação do Galaxie 500 de 1967. O que chamava a atenção no Landau, assim como nos outros carrões da Ford, era o extremo conforto interno, tanto para os motoristas quanto para os passageiros, porém não apresentava características de economia. E como para quem gosta não há limites, há quem mantenha um carro desses até hoje.
Galaxie – O ‘supercarro’ brasileiro, assim foi conhecido o Ford Galaxie, por tratar-se de um carro grande, confortável e luxuoso; há especialistas que afirmem que este foi o carro mais sofisticado e confortável lançado por aqui, critérios especializados à parte, o Galaxie é mesmo um carro que chama a atenção. Foi também lançado nos EUA no início dos anos 60.
Dodge Polara – Ou Dodge 1800 Polara (com direito a nome e sobrenome), era oprimo menor dos portentosos Dodges Dart e Charger, lançado como um modelo médio da família da fabricante Chrysler. O Dodginho como era também conhecido, apresentava mais força interior do que externa. Apresentou alguns problemas mecânicos no início de sua fabricação, mas que logo foram sanados pela Chrysler.
Passat – O VW Passat apresenta uma característica bem poética, seu nome é o mesmo de um ‘vento’ que sopra na Europa, em direção leste-oeste, o que passaria a suposta idéia de leveza e velocidade. Esta máquina chegou ao Brasil em 1974, em duas versões básicas – L (Luxo) e LS (Super Luxo), outros modelos que ficaram bem conhecidos na década de 80 foram o Passat GTS e o Passat Pointer. O modelo pointer era o mais luxuoso e desejado.
Puma – O Puma parece um carro importado, não parece? É esportivo, despojado, agressivo, etc...Pois é, mas não é importado não, ao contrário do que muitos pensavam , o Puma é um carro legitimamente brasileiro, e começou a ser idealizado em 1964 na cidade de Matão no interior de SP. Este esportivo brasileiro ganhou o nome de Puma somente em 1967, antes era conhecido como ‘GT Malzoni’ em homenagem ao idalizador Rino Malzoni. O Puma teve sua produção efetiva até o final dos anos 80, tendo a sua interrupção precisamente em 1990.
Voyage – foi lançado no Brasil no final do ano de 1981, foi um veículo com grande influência de outros modelos da mesma marca da década de 70, podemos considerá-lo como sendo um modelo sedã do popularíssimo Gol. O Voyage teve sua produção contínua até a metade dos anos 90, quando foi substituído pelo modelo Polo Classic, que não teve o mesmo sucesso, também pudera, tarefa difícil essa. O Voyage não deixou saudades não, digo isso porque ainda podemos vê-lo circulando por ai, e tamanha foi o sucesso deste maravilhoso carro, que a VW decidiu relançar um modelo totalmente reformulado, fazendo a alegria dos antigos apreciadores e dos novos apreciadores do querido Voyage.
Fiat Premio – Lançado em 1985, era como se fosse uma versão sedan do Fiat Uno. Com motor 1.5, porta-malas maior, mais espaçoso e mais confortável. Em 1986, foi eleito o carro do ano pela revista Autoesporte. Em 1987, foi lançada a versão quatro portas. Nesse mesmo ano, a Fiat começou a exportá-lo para a Europa com o nome "Duna". Devido ao sucesso, foi o décimo carro mais vendido na Itália. Até parar de ser fabricado, sofreu várias alterações de design, motorização e opcionais, que o tornaram um carro competitivo entre os sedans de médio porte da época.
Fiat Elba – Lançada em 1986, era a versão perua do Uno. Era bem espaçosa e tinha o maior porta-malas da categoria. Rebatendo o banco traseiro, você podia carregar praticamente o dobro da carga que o porta-malas comportava. Também foi vendida fora do Brasil com o nome "Duna Weekend". O Fiat Elba finalizou o trio de evolução da "família Uno" (hatch back compacto Uno, Sedan Médio Premio e Station Wagon Elba) dos quais somente o Uno continua em produção até os dias de hoje.
Gurgel – Quem não se lembra do Gurgel? Eram esquisitinhos, mas até que eram bonitinhos. Criada pelo engenheiro Amaral Gurgel, a Gurgel Motores fabricou mais de mais de 40.000 veículos em mais ou menos 25 anos. Eram 100% nacionais e a carroceria era feita de fibra de vidro. Vários modelos foram fabricados, como Ipanema, Tocantins, Itaipu, Carajás, Xavante, BR-800 etc.
Ford Del Rey – Foi lançado pela Ford em 1981. Representou bem a Ford no segmento de luxo, apesar de poucos recursos, era bem espaçoso e confortável. Era considerado um carro bem refinado, tanto que o slogan era "Ford Del Rey, questão de requinte".
Ford Belina – Belina era a perua do Corcel. Econômica, silenciosa, espaçosa e confortável, embora seu desempenho fosse fraco. Mas isso não impediu seu sucesso, pois era uma boa opção para a família. Concorria diretamente com a Caravan. Em 1982, foi lançada a Belina a álcool, mais bonita e maior. Já que o Corcel foi substituído pelo Del Rey em 1987, a Belina passou a ser derivada deste e não mais do Corcel.
E não provoque a Belina
Chevrolet Impala – Elegante, bonito, motor potente, imponente. O Impala deu tão certo que está presente tanto na cultura Lowrider quanto na cultura Streetrods até os dias de hoje. Apesar de tantas mudanças estéticas nos diversos modelos, o que nunca mudou foi seu potente motor V8, característica dos carros americanos da época. A paixão por motores potentes é tanta que tiveram a capacidade de fazer em 1963, com o Impala SS, um motor de 430hp, sendo que nos dias de hoje carros esportivos de ponta não demonstram tal potência. Isso é o que o torna uma lenda!
Chevrolet Caravan – Esse também era bom, afinal de contas, era nada mais nada menos do que a perua de outro grande carro, o Opala. Tinha até versão SS, com opção de motores de 4 e 6 cilindros e versão cambio automático. Moderninha pra época, né? Foi eleito em 1976 o carro do ano pela revista Autoesporte. Parou de ser produzida em 1992. E juntamente com uma versão ambulância e um Sedan Diplomata, encerrou a "família Opala", infelizmente.
Alfa Romeo – Em 1960, através da FNM (Fabrica Nacional de Motores), o Brasil começa a lançar modelos de carros licenciados pela Alfa Romeo. O nome do 1º modelo foi FNM JK 2000, que nada mais era do que o irmão do modelo Alfa 2000 vendido na Itália. No final da década de 60, o controle deixou de ser do Estado e passou a ser da própria Alfa Romeu italiana. A marca continuou então a produzir diversos modelos no Brasil. A década de 80 foi crítica para a empresa, pois a economia italiana passava por uma crise. Foi então que, em 1986, a Fiat comprou a Alfa Romeo. A marca continua produzindo carros modernos e de alto padrão até os dias de hoje, entrando inclusive para o mercado de Station Wagons.
VW - Saveiro
VW - Santana
VW - Quantum
GM - Marajó
GM - Ipanema
DeLorean
A história do DMC-12 é bem conturbada. A empresa, DeLorean Motor Company foi fundada em 1980 e em 82 já estava cheia de problemas financeiros. O motivo para a crise era a demora da montagem de cada carro, que era feito de inox e tinha design muito sofisticado. Isso tornava a lista de espera muito grande e o investimento escapava pelo ralo. Mesmo com o sucesso, os investidores não agüentaram esperar o lucro e deixaram o criador do carro, John DeLorean, sozinho.
DeLorean tentou cuidar da empresa e se viu preso numa rede de intrigas, sendo acusado de contrabando para arrecadar dinheiro. Por conta dessa grande imagem negativa, a fábrica pediu concordata em 1993.
Em 2002 a família de DeLorean vendeu os direitos do carro para dois empresários que se comprometeram a voltar a fabricar o DMC – 12. Hoje, é possível acessar o site e encomendar seu próprioDeLorean (ainda feito em inox) ou até mesmo comprar usados. Se quiser um para você, basta acessar osite.
Já assistiu ao filme ‘De Volta para o Futuro’? O Doc criou a máquina do tempo em um DeLorean! Mas, não são apenas fãs de cinema que se interessam por esse Grande Clássico. Você teria um desses em sua garagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário